Campeonatos nacionais

📍Decorreu entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, no Município e Reguengos de Monsaraz três dias de orientação. Em conjunto com este Município e com a colaboração da Federação Portuguesa de Orientação, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e o Centro Cultural Cumeadense (CCC), organizaram os campeonatos nacionais de sprint relay, distância média, Pre-O e estafetas.
📆No dia 10 (sexta feira) decorreu o campeonato nacional de sprint relay, no dia 11 (sábado) o campeonato de distância média de manhã e o campeonato de Pre-O na parte da tarde e no dia 12 (domingo) o campeonato nacional de estafetas. A primeira prova em mapa urbano na freguesia de Monsaraz e a distância média, Pre-O e estafetas em floresta.
🏆A Associação Desportiva do Mondego levou uma delegação de 27 participantes conseguindo quatro títulos nacionais, quatro vice-campeões e um 3.º lugar.👇
➡Sprint Relay:
🥇Titulo nacional a equipa composta por Carla Amorim, Pedro Rama, Arnaldo Mendes e Stepanka Betkova, em veteranos I
➡Distancia Média, individual:
🥇Campeão Nacional: Arnaldo Mendes em H35
🥈Vice-campeão nacional: Carla Amorim em D35, José Carlos Oliveira em H60; Zezinha Mora em H70 e Reinaldo Mora em H75
🥉3.º lugar: Marco Povoa em H45
➡Distância média por clubes:
🥇Titulo nacional a equipa composta por Arnaldo Mendes, Noel Valadão e Pedro Rama em veteranos I
➡Estafetas:
🥇Titulo nacional – a equipa composta por Dora Ferreira, Carla Amorim, Stepanka Betkova em Veteranos I

___________________________________________________________________________________________________________________________

Arnaldo Mendes sagra-se vice-campeão nacional em OriBtt 💪🥈

Decorreu no passado fim de semana o IV Troféu CLAC de Orientação em BTT. 🚵‍♂️
O evento organizado pelo clube CLAC em parceria com a federação portuguesa de orientação e o município de Constância teve lugar em Stª margarida e contou com duas etapas. No sábado disputou-se o campeonato nacional de sprint e no domingo uma etapa pontuável para a taça de Portugal. A ADM teve em competição 6 atletas.👇
A destacar o título de vice-campeão nacional atribuído ao Arnaldo Mendes no escalão H40, a 20 segundos do título. No compito geral a equipa de veteranos I composta por Arnaldo Mendes, Artur Freitas e Pedro Freire sagram-se igualmente vice-campeões nacionais.
No segundo dia sobem ao pódio👇
🥈Stepanka Betkova – 2.º DE
🥈Arnaldo Mendes – 2.º H40

———————————————————————————————————————————–

ABOM2022

Decorreu no passado fim de semana 28 e 29 de Maio o ABOM- Aguiar da Beira O’Meeting. Prova composta por duas etapas. No sábado uma etapa de distância Longa pontuável para a Taça de Portugal e no dia 29 uma etapa de distância média, pontuável para o Ranking internacional de orientação Pedestre. A organização foi da responsabilidade do Clube de Orientação de Estarreja em parceria com o município de Aguiar da Beira. A ADM fez-se representar por uma comitiva de 21 atletas num universo de mais de 4 centenas de participantes de 65 clubes oriundos de 10 países. Da participação dos nossos atletas a destacar os seguintes pódios:
🥇 Arnaldo Mendes – 1.º -H35
🥉 José Carlos – 3.º – H60
🥉 Pedro Rama – 3.º- H35
🥉 Rita Pedreira – 3.º -D21B

———————————————————————————————————————————–

1.º Trail Manuelino
Teve lugar no dia 15 de Maio, em Abiul, o 1.º Trial Manuelino organizado pelo clube Sicó Trilhos. A organização disponibilizou 3 percursos. O trail Longo de 25 Km, curto de 14 km e a caminhada de 10 Km.
A convite de um dos nossos atletas que habita na localidade, estivemos presentes com uma comitiva de 11 atletas. Foi uma manhã bastante agradável onde reinou a boa disposição e o convívio. Embora a classificação não fosse o nosso objectivo, tivemos dois atletas em destaque. Em termos coletivos A ADM classificou-se em 11.º lugar pro clubes.
🥇 Arnaldo Mendes – 1.º Lugar – M40
🥉 José Carlos Oliveira – 3.º – M60

———————————————————————————————————————————–

Belém City Race

Decorreu no passado dia 14 de maio mais uma etapa do circuito City race. O evento teve lugar em Belém e foi organizado pelo CAOS, clube de aventura e orientação de sintra em parceria com a federação portuguesa de orientação e o município
A ADM esteve representada com uma comitiva de 9 atletas onde obterem as seguintes classificações: 👇
🥇Rodrigo Doppler – Formação – 1.º
🥉Dora Ferreira – Seniores F – 3.ª
➡️André Mora – Seniores M – 4.º
➡️Luís Gaspar – Seniores M – 5.º
➡️João Amorim – Seniores M – 11.º
➡️Rita Pereira – Seniores F – 6.º
➡️Bruno Silva – Veteranos I M – 5.º
➡️Artur Freitas – Veteranos I M – 16.º
➡️Gerhard Doppler – Veteranos I M – 22.º


No dia 30 de Abril de 2022, A Associação Desportiva do Mondego deslocou-se até a localidade de Arraiolos para participar no 1º Ori-Trail Rogaine GafanhOri.
Estiveram 9 atletas em representação das cores da ADM, conseguindo a equipa composta por Pedro Rama e Carla Amorim obter a 3ª posição no escalão de Absoluto Misto.


No passado fim de semana nos dias 23, 24 e 25 de Abril, a Associação Desportiva do Mondego participou em 3 grandes eventos de orientação a pontuar para a Taça de Portugal de City Race;
No dia 23 de Abril, deslocamo-nos até Sesimbra com uma comitiva de 5 atletas, tendo o atleta Rodrigo Doppler obtendo um fantástico 3º Lugar no escalão de Formação.
Já no dia 24 de Abril, estivemos presentes na Cidade de Santo Tirso com uma comitiva de 15 atletas, onde realçamos os seguintes resultados;
1º Lugar em Open Longo – João Amorim
1º Lugar em Open Curto – Raquel Santos
2º Lugar em Veteranos IV M – Reinaldo Mora
Para finalizar o fim de semana prolongado no dia 25 e Abril, percorremos as ruas da Cidade de Matosinhos, com 15 atletas obtendo as seguintes classificações de referência;
1 º Lugar em Veteranos I F – Carla Amorim
2º Lugar em Veteranos II M – José Carlos
2º Lugar em Veteranos IV M – Reinaldo Mora
2º Lugar em Open Longo – João Amorim
2º Lugar em Open Curto – Raquel Santos
3º Lugar em Veteranos II F – Zezinha Mora


No passado dia 19 uma comitiva da Associação Desportiva do Mondego – Ori Mondego, composta por 6 atletas / 3 equipas, participou no IV Ori-Trail Rogaine da Costa Alentejana que teve lugar na localidade de Santiago do Cacém.
O evento foi organizado pelo clube COALA e contou com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e do município de Santiago do Cacém. O OriTrail Rogaine é uma das disciplinas de orientação que alia o trail à orientação. É praticado em equipas de 2 a 5 atletas e onde o que impera é a estratégia, sendo que as equipas vencedoras são as que conseguem dentro do limite máximo de competição visitar o maior número de pontos de controlo, aliando a capacidade física à estratégia delineada pela equipa.

Das 3 equipas O′Mondego em competição, os atletas alcançaram 3 pódios:
André Mora / Rita Pereira – 2.º lugar em Absoluto Misto
Anabela Nunes / Lara Pereira – 2.º lugar em Absoluto Feminino
Luís Gaspar / Rui Gaspar – 3.º lugar em Absoluto Masculino

———————————————————————————————————————————–

Realizou-se no passado fim-de-semana, 19 e 20 de fevereiro, a 15.ª edição do NAOM (Norte Alentejano O’meeting), prova pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, com duas etapas a contarem para o ranking mundial da Federação Internacional de Orientação.
A organização foi da responsabilidade do Grupo Desportivo Quatro Caminhos e contou com a presença de mais de 850 atletas, de 18 países diferentes. A ADM OriMondego fez-se representar por uma comitiva de 39 atletas, dos quais se destacaram as seguintes participações:
Arnaldo Mendes 1.º H35
Carla Amorim – 2.ª D35
Dora ferreira – 3.ª D35
Pedro Rama – 3.º H35
Jadir Pereira – 3.º H55
Anabela Nunes – 2.ª Fácil Curto

———————————————————————————————————————————–

Figueira da Foz recebeu treino de observação de atletas da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Orientação

Figueira da Foz recebeu treino de observação de atletas da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Orientação

Decorreu na Figueira da Foz, no passado domingo, 25 de abril, um treino de observação de atletas da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Orientação. A iniciativa, que contou com o apoio da Associação Desportiva do Mondego, que disponibilizou a cartografia e voluntários para apoio técnico, surgiu da necessidade de se ajustar todo o processo de seleção de atletas para a participação no Campeonato Europeu de Orientação 2021, que terá lugar na Suíça. O treino decorreu em duas fases, ambas em circuito urbano. Da parte da manhã em Buarcos e da parte de tarde na zona envolvente ao parque da Abadias.
Marcaram presença 13 atletas dos escalões H/D20 e H/D Elite de vários clubes nacionais. O Município da Figueira da Foz fez-se representar pela Vereadora do Pelouro do Desporto, Mafalda Azenha, que teve oportunidade de agradecer a escolha da Figueira da Foz para a realização deste treino de observação, entregando aos presentes uma lembrança da Cidade.

——————————————————————————————————————–

Campeonato Nacional de Distância Média de Ori-BTT – 18 outubro Campeões 2020:

———————————————————————————————————————————-

A Associação Desportiva do Mondego esteve presente no passado Domingo, dia 11 de Outubro de 2020 em Oeiras em dois excelentes eventos organizados pelo #cpoc, com um total de 12 atletas, obtendo as seguintes classificações:

Oeiras City Sprint – 4° lugar por Clubes

  • 1° lugar D20 – Sofia Meireles
  • 1° lugar D21b – Rita Pereira
  • 1° lugar D35 – Carla Amorim
  • 1° lugar H35 – Pedro Rama
  • 3° lugar H21A – André Mora

Oeiras City Race

  • 1° lugar juniores femininos – Sofia Meireles
  • 2° lugar veteranos I femininos – Carla Amorim

———————————————————————————————————————————-

Coronavírus (COVID-19) – Coimbra CiTy race – ADIADO


A Associação tem vindo a acompanhar a situação atual relacionada com a evolução da epidemia do coronavírus em Portugal e as decisões e recomendações que as autoridades locais e nacionais têm tomado.

Uma das recentes decisões levou ao cancelamento dos eventos previstos para Coimbra no fim de semana 21 e 22 de março 2020, Troféu cidade de Coimbra, Taça de Portugal de Precisão e Coimbra City Race. ambos os eventos serão reagendados em data a definir.