Campeonato Nacional de Distancia longa OriBtt

Realizou-se no passado sábado, em Albergaria dos Doze o Campeonato Nacional de Distância Longa em Ori-BTT. A organização foi da responsabilidade do clube NADA (Núcleo de Aventura e Desporto da Albergaria dos Doze) em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio do Município de Pombal e da União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litem e Albergaria dos Doze.
A ADM- Ori Mondego esteve presente e nem o mau tempo, nem o frio os fez desistir, arrecadando dois títulos de campeão nacional, dois títulos de vice-campeões e um terceiro lugar.

🏆Veteranos I Masculino – Campeão Nacional BTT Longa

*Arnaldo Mendes; Noel Valadão; Pedro Rama

🥇Rodrigo Doppler – Campeão Nacional BTT Longa, em Juv Masc.

🥈Dinis Rama Vice – Campeão Nacional BTT Longa, em iniciados.

🥈Arnaldo Mendes Vice-campeão Nacional BTT Longa, Vet Masc I

🥉Carlos Garrido Campeonato Nacional BTT Longa, em Vet Masc IV

 Evento de observação da seleção

Teve lugar nos dias 9 e 10 de março o primeiro evento Específico de observação de Orientação Pedestre com o objetivo de melhor preparar a representação portuguesa nas competições internacionais da disciplina de Orientação Pedestre em 2024. O evento foi da responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação em estrita cooperação com a Associação Desportiva do Mondego, no âmbito de uma estratégia de otimização de toda a área cartografada, ideal para o arranque da época.

No sábado os atletas, cerca de 32 de 9 clubes, treinaram na área florestal de Quiaios, de tarde tiveram um treino de sprint urbano em Buarcos e no Domingo voltaram à floresta, na Leirosa.

 A riqueza técnica dos terrenos numa área de dunas é ideal para o arranque da época desportiva, razão pela qual a Associação Desportiva do Mondego tem recebido algumas seleções estrangeiras para treinos, principalmente de países do norte da europa, onde lá nesta altura do ano a neve os impossibilita de treinar.

ꜰɪᴍ ᴅᴇ ꜱᴇᴍᴀɴᴀ ᴅᴇ ᴄɪᴛʏ ʀᴀᴄᴇ

Decorreu no passado fim de semana duas etapas do circuito nacional d City race.

No Sábado o evento teve lugar em Matosinhos e a organização foi da responsabilidade do Grupo Desportivo 4 Caminhos. A ADM fez-se representar por 7 atletas onde se estrearam a dupla Daniel Amorim e Maria do Céu.

No Domingo a etapa foi em Vila real e a organização foi da responsabilidade do clube OriMarão. A ADM teve em competição 13 atletas.

ℙó𝕕𝕚𝕠𝕤 ℂ𝕚𝕥𝕪 ℝ𝕒𝕔𝕖 𝕄𝕒𝕥𝕠𝕤𝕚𝕟𝕙𝕠𝕤👇

🥇João Amorim – 1-º Open Medio

ℙó𝕕𝕚𝕠𝕤 ℂ𝕚𝕥𝕪 ℝ𝕒𝕔𝕖 𝕍𝕚𝕝𝕒 ℝ𝕖𝕒𝕝👇

🥇Margarida Freire – 1.ª Juvenis F

🥉Ana Ferreira – 3.ª Veteranos 1 F

ℙó𝕕𝕚𝕠𝕤 ℂ𝕚𝕥𝕪 ℝ𝕒𝕔𝕖 𝕍𝕚𝕝𝕒 ℝ𝕖𝕒𝕝👇

🥇Margarida Freire – 1.ª Juvenis F

🥉Ana Ferreira – 3.ª Veteranos 1 F

𝔹𝕒𝕣𝕔𝕖𝕝𝕠𝕤 ℂ𝕚𝕥𝕪 ℝ𝕒𝕔𝕖
Decorreu no passado dia 1 de Maio mais uma etapa do circuito nacional de City Race. O evento da responsabilidade do clube Amigos da Montanha, contou com a presença de perto de duas centenas de atletas,. A ADM fez-se representar por uma comitiva de 6 atletas dos quais se destacaram:
🥈Margarida Freire – 2.ª em Juniores F
🥉Noel Valadão- 3.º em Vet 1

25 ᴅᴇ ᴀʙʀɪʟ ᴄɪᴛʏ ʀᴀᴄᴇ – ᴘᴏɴᴛᴏꜱ ᴅᴀ ʟɪʙᴇʀᴅᴀᴅᴇ

Decorreu no passado dia 25 de Abril em Lisboa, 25 de Abril City Race. O evento cuja organização teve ao cargo do CAOS contou com a presença de 300 atletas dos quais 11 eram atletas nossos.

Arnaldo Medes destacou-se, sendo 1.º no escalão Vet1

𝓐𝓓𝓜 𝓞𝓻𝓲 𝓜𝓸𝓷𝓭𝓮𝓰𝓸 𝓼𝓪𝓰𝓻𝓪-𝓼𝓮 𝓬𝓪𝓶𝓹𝓮ã 𝓷𝓪𝓬𝓲𝓸𝓷𝓪𝓵 𝓹𝓸𝓻 𝓮𝓺𝓾𝓲𝓹𝓪𝓼.
Decorreu no passado fim de semana o CIMPOR Bairrada “O” Meeting, evento de Orientação em BTT.
A organização do evento foi da responsabilidade Clube de Aventura da Bairrada (CAB), em parceria com a união de freguesias de Souselas e Botão, a FPO – Federação Portuguesa de Orientação e a IOF – Federação Internacional de Orientação e com o apoio da empresa CIMPOR .
O evento, constituído por 2 etapas que pontuaram para o WRE, Ranking Mundial e na de domingo os atletas nacionais disputaram o campeonato Nacional de distância média.
A ADM esteve representada com uma comitiva de 8 atletas das quais resultaram os seguintes Títulos nacionais 👇
ɪɴᴅɪᴠɪᴅᴜᴀɪꜱ:
🥇Rodrigo Doppler – Campeão nacional – H13
🥈Arnaldo Mendes – Vice-campeão nacional – H40
ᴄᴏʟᴇᴛɪᴠᴏꜱ:
🥇Arnaldo Mendes, Artur Freitas e Noel Valadão – campeões nacionais – Veteranos Masculinos I

Vila das Aves City Race12 Março 2024

Teve lugar no dia 12 de Março, em Vila das Aves a 2.ª etapa do circuito nacional de Portugal City arce. A organização esteve ao encargo do clube NAST em parceria com a Federação Portuguesa de orientação.
Vila das Naves City Race contou com a participação de 179 atletas. A ADM Ori Mondego fez-se representar por uma comitiva de 8 atletas, dos quais se destacaram estes atletas com os seguintes resultados:
• Antony Leyser – 1.º Juniores M
• Rodrigo Doppler – 2.º Juvenis M
• Jadir Pereira Veteranos – 2.º Veteranos II M
• Dora Ferreira – 3.º Veteranos I F

I Troféu de Ori.BTT Festival Peixe do Rio – 11 e 12 Março 2024

Decorreu no passado fim de semana em Alandroal I Troféu de OriBTT, Festival Peixe do Rio. A organização esteve ao encargo do clube CN Alvito em parceiro com a federação portuguesa de orientação e o município de Alandroal.

A ADM Ori Mondego marcou presença com 3 atletas num universo de 177 participantes de 13 paises.

Os nossos atletas, Arnado Mendes, que tinha conseguido um 2.º lugar na etapa de distância Longa, e o Artur Freitas, fizeram missing point na etapa de sprint levando-os à desclassificação nessa etapa. No somatório dos pontos foi esta a classificação final

• Arnaldo Mendes – 6.º em Vet Masc I

• Artur Freitas – 13.º em Vet Masc I

• Stepanka Betkova – 15.º Seniores Fem

Norte Alentejo o’Meeting – 11 e 12 fevereiro
Decorreu este fim de semana a edição de 2023 do Norte Alentejano O’meeting. O evento que teve lugar em castelo de Vide, Marvão e Portalegre, organizado pelo Clube GD4C, contou com a participação de 800 atentas de oriundos de 134 clubes de 20 países.
A ADM Ori mondego fez-se representar por uma comitiva de 8 atletas onde se destacaram 👇
🥇1.º lugar – Arnaldo Mendes – H35
🥉3.º Lugar – Dora Fernandes – D35
Na classificação por clubes a ADM OriMondego ficou em 11.º lugar da geral, 8.º clube português.

Belém City Race – 06 fevereiro 2023

Arrancou este domingo o circuito Portugal City Race. A etapa de arranque teve lugar em Belém. A organização foi da responsabilidade do CAOS e contou com um total de 405 participantes. A ADM OriMondego esteve representada com uma comitiva de 21 atletas.

——————————————————————————————————————–

OriTejo 2023 – 21 e22 janeiro 2023

Arrancou este fim de semana a época 2023 de Orientação. O arranque teve lugar em Abrantes, organizado pelo COA, Clube de Orientação e Aventura, e contou com participação de 476 inscritos. A ADM Ori Mondego fez-se representar por uma comitiva de 36 atletas onde se destacaram:
🥇H35 – Arnaldo Mendes
🥈H35 – Pedro rama
🥈H70 – Álvaro Coelho
🥈D35 – Dora Ferreira
🥉D35 – Carla Amorim
🥉H35- Noel valadão
🥉D21B – Sofia Meireles
Na classificação geral, a ADM Ori Mondego conquistou o 6.º Lugar por Clubes.

________________________________________________________________________________________________________________

Campeonatos nacionais

📍Decorreu entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, no Município e Reguengos de Monsaraz três dias de orientação. Em conjunto com este Município e com a colaboração da Federação Portuguesa de Orientação, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e o Centro Cultural Cumeadense (CCC), organizaram os campeonatos nacionais de sprint relay, distância média, Pre-O e estafetas.
📆No dia 10 (sexta feira) decorreu o campeonato nacional de sprint relay, no dia 11 (sábado) o campeonato de distância média de manhã e o campeonato de Pre-O na parte da tarde e no dia 12 (domingo) o campeonato nacional de estafetas. A primeira prova em mapa urbano na freguesia de Monsaraz e a distância média, Pre-O e estafetas em floresta.
🏆A Associação Desportiva do Mondego levou uma delegação de 27 participantes conseguindo quatro títulos nacionais, quatro vice-campeões e um 3.º lugar.👇
➡Sprint Relay:
🥇Titulo nacional a equipa composta por Carla Amorim, Pedro Rama, Arnaldo Mendes e Stepanka Betkova, em veteranos I
➡Distancia Média, individual:
🥇Campeão Nacional: Arnaldo Mendes em H35
🥈Vice-campeão nacional: Carla Amorim em D35, José Carlos Oliveira em H60; Zezinha Mora em H70 e Reinaldo Mora em H75
🥉3.º lugar: Marco Povoa em H45
➡Distância média por clubes:
🥇Titulo nacional a equipa composta por Arnaldo Mendes, Noel Valadão e Pedro Rama em veteranos I
➡Estafetas:
🥇Titulo nacional – a equipa composta por Dora Ferreira, Carla Amorim, Stepanka Betkova em Veteranos I

________________________________________________________________________________________________________________

Arnaldo Mendes sagra-se vice-campeão nacional em OriBtt 💪🥈

Decorreu no passado fim de semana o IV Troféu CLAC de Orientação em BTT. 🚵‍♂️
O evento organizado pelo clube CLAC em parceria com a federação portuguesa de orientação e o município de Constância teve lugar em Stª margarida e contou com duas etapas. No sábado disputou-se o campeonato nacional de sprint e no domingo uma etapa pontuável para a taça de Portugal. A ADM teve em competição 6 atletas.👇
A destacar o título de vice-campeão nacional atribuído ao Arnaldo Mendes no escalão H40, a 20 segundos do título. No compito geral a equipa de veteranos I composta por Arnaldo Mendes, Artur Freitas e Pedro Freire sagram-se igualmente vice-campeões nacionais.
No segundo dia sobem ao pódio👇
🥈Stepanka Betkova – 2.º DE
🥈Arnaldo Mendes – 2.º H40

———————————————————————————————————————————–

ABOM2022

Decorreu no passado fim de semana 28 e 29 de Maio o ABOM- Aguiar da Beira O’Meeting. Prova composta por duas etapas. No sábado uma etapa de distância Longa pontuável para a Taça de Portugal e no dia 29 uma etapa de distância média, pontuável para o Ranking internacional de orientação Pedestre. A organização foi da responsabilidade do Clube de Orientação de Estarreja em parceria com o município de Aguiar da Beira. A ADM fez-se representar por uma comitiva de 21 atletas num universo de mais de 4 centenas de participantes de 65 clubes oriundos de 10 países. Da participação dos nossos atletas a destacar os seguintes pódios:
🥇 Arnaldo Mendes – 1.º -H35
🥉 José Carlos – 3.º – H60
🥉 Pedro Rama – 3.º- H35
🥉 Rita Pedreira – 3.º -D21B

———————————————————————————————————————————–

1.º Trail Manuelino
Teve lugar no dia 15 de Maio, em Abiul, o 1.º Trial Manuelino organizado pelo clube Sicó Trilhos. A organização disponibilizou 3 percursos. O trail Longo de 25 Km, curto de 14 km e a caminhada de 10 Km.
A convite de um dos nossos atletas que habita na localidade, estivemos presentes com uma comitiva de 11 atletas. Foi uma manhã bastante agradável onde reinou a boa disposição e o convívio. Embora a classificação não fosse o nosso objectivo, tivemos dois atletas em destaque. Em termos coletivos A ADM classificou-se em 11.º lugar pro clubes.
🥇 Arnaldo Mendes – 1.º Lugar – M40
🥉 José Carlos Oliveira – 3.º – M60

———————————————————————————————————————————–

Belém City Race

Decorreu no passado dia 14 de maio mais uma etapa do circuito City race. O evento teve lugar em Belém e foi organizado pelo CAOS, clube de aventura e orientação de sintra em parceria com a federação portuguesa de orientação e o município
A ADM esteve representada com uma comitiva de 9 atletas onde obterem as seguintes classificações: 👇
🥇Rodrigo Doppler – Formação – 1.º
🥉Dora Ferreira – Seniores F – 3.ª
➡️André Mora – Seniores M – 4.º
➡️Luís Gaspar – Seniores M – 5.º
➡️João Amorim – Seniores M – 11.º
➡️Rita Pereira – Seniores F – 6.º
➡️Bruno Silva – Veteranos I M – 5.º
➡️Artur Freitas – Veteranos I M – 16.º
➡️Gerhard Doppler – Veteranos I M – 22.º


No dia 30 de Abril de 2022, A Associação Desportiva do Mondego deslocou-se até a localidade de Arraiolos para participar no 1º Ori-Trail Rogaine GafanhOri.
Estiveram 9 atletas em representação das cores da ADM, conseguindo a equipa composta por Pedro Rama e Carla Amorim obter a 3ª posição no escalão de Absoluto Misto.


No passado fim de semana nos dias 23, 24 e 25 de Abril, a Associação Desportiva do Mondego participou em 3 grandes eventos de orientação a pontuar para a Taça de Portugal de City Race;
No dia 23 de Abril, deslocamo-nos até Sesimbra com uma comitiva de 5 atletas, tendo o atleta Rodrigo Doppler obtendo um fantástico 3º Lugar no escalão de Formação.
Já no dia 24 de Abril, estivemos presentes na Cidade de Santo Tirso com uma comitiva de 15 atletas, onde realçamos os seguintes resultados;
1º Lugar em Open Longo – João Amorim
1º Lugar em Open Curto – Raquel Santos
2º Lugar em Veteranos IV M – Reinaldo Mora
Para finalizar o fim de semana prolongado no dia 25 e Abril, percorremos as ruas da Cidade de Matosinhos, com 15 atletas obtendo as seguintes classificações de referência;
1 º Lugar em Veteranos I F – Carla Amorim
2º Lugar em Veteranos II M – José Carlos
2º Lugar em Veteranos IV M – Reinaldo Mora
2º Lugar em Open Longo – João Amorim
2º Lugar em Open Curto – Raquel Santos
3º Lugar em Veteranos II F – Zezinha Mora


No passado dia 19 uma comitiva da Associação Desportiva do Mondego – Ori Mondego, composta por 6 atletas / 3 equipas, participou no IV Ori-Trail Rogaine da Costa Alentejana que teve lugar na localidade de Santiago do Cacém.
O evento foi organizado pelo clube COALA e contou com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e do município de Santiago do Cacém. O OriTrail Rogaine é uma das disciplinas de orientação que alia o trail à orientação. É praticado em equipas de 2 a 5 atletas e onde o que impera é a estratégia, sendo que as equipas vencedoras são as que conseguem dentro do limite máximo de competição visitar o maior número de pontos de controlo, aliando a capacidade física à estratégia delineada pela equipa.

Das 3 equipas O′Mondego em competição, os atletas alcançaram 3 pódios:
André Mora / Rita Pereira – 2.º lugar em Absoluto Misto
Anabela Nunes / Lara Pereira – 2.º lugar em Absoluto Feminino
Luís Gaspar / Rui Gaspar – 3.º lugar em Absoluto Masculino

———————————————————————————————————————————–

Realizou-se no passado fim-de-semana, 19 e 20 de fevereiro, a 15.ª edição do NAOM (Norte Alentejano O’meeting), prova pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre, com duas etapas a contarem para o ranking mundial da Federação Internacional de Orientação.
A organização foi da responsabilidade do Grupo Desportivo Quatro Caminhos e contou com a presença de mais de 850 atletas, de 18 países diferentes. A ADM OriMondego fez-se representar por uma comitiva de 39 atletas, dos quais se destacaram as seguintes participações:
Arnaldo Mendes 1.º H35
Carla Amorim – 2.ª D35
Dora ferreira – 3.ª D35
Pedro Rama – 3.º H35
Jadir Pereira – 3.º H55
Anabela Nunes – 2.ª Fácil Curto

———————————————————————————————————————————–

Figueira da Foz recebeu treino de observação de atletas da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Orientação

Figueira da Foz recebeu treino de observação de atletas da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Orientação

Decorreu na Figueira da Foz, no passado domingo, 25 de abril, um treino de observação de atletas da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Orientação. A iniciativa, que contou com o apoio da Associação Desportiva do Mondego, que disponibilizou a cartografia e voluntários para apoio técnico, surgiu da necessidade de se ajustar todo o processo de seleção de atletas para a participação no Campeonato Europeu de Orientação 2021, que terá lugar na Suíça. O treino decorreu em duas fases, ambas em circuito urbano. Da parte da manhã em Buarcos e da parte de tarde na zona envolvente ao parque da Abadias.
Marcaram presença 13 atletas dos escalões H/D20 e H/D Elite de vários clubes nacionais. O Município da Figueira da Foz fez-se representar pela Vereadora do Pelouro do Desporto, Mafalda Azenha, que teve oportunidade de agradecer a escolha da Figueira da Foz para a realização deste treino de observação, entregando aos presentes uma lembrança da Cidade.

——————————————————————————————————————–

Campeonato Nacional de Distância Média de Ori-BTT – 18 outubro Campeões 2020:

———————————————————————————————————————————-

A Associação Desportiva do Mondego esteve presente no passado Domingo, dia 11 de Outubro de 2020 em Oeiras em dois excelentes eventos organizados pelo #cpoc, com um total de 12 atletas, obtendo as seguintes classificações:

Oeiras City Sprint – 4° lugar por Clubes

  • 1° lugar D20 – Sofia Meireles
  • 1° lugar D21b – Rita Pereira
  • 1° lugar D35 – Carla Amorim
  • 1° lugar H35 – Pedro Rama
  • 3° lugar H21A – André Mora

Oeiras City Race

  • 1° lugar juniores femininos – Sofia Meireles
  • 2° lugar veteranos I femininos – Carla Amorim

———————————————————————————————————————————-

Coronavírus (COVID-19) – Coimbra CiTy race – ADIADO


A Associação tem vindo a acompanhar a situação atual relacionada com a evolução da epidemia do coronavírus em Portugal e as decisões e recomendações que as autoridades locais e nacionais têm tomado.

Uma das recentes decisões levou ao cancelamento dos eventos previstos para Coimbra no fim de semana 21 e 22 de março 2020, Troféu cidade de Coimbra, Taça de Portugal de Precisão e Coimbra City Race. ambos os eventos serão reagendados em data a definir.